Através de tecnologias como emuladores de máquinas virtuais baseadas em JavaScript, é possível reproduzir sistemas como o MS-DOS e Windows 95 diretamente no navegador, oferecendo uma oportunidade de relembrar a experiência de computação de décadas passadas e permitindo que usuários interajam com softwares e jogos clássicos sem a necessidade de preocupações com compatibilidade de hardware.
Máquinas virtuais também são úteis como Sandbox, que nada mais é do que um sistema virtual separado dentro do seu computador, dentro do qual você pode executar arquivos de procedência duvidosa (com suspeita de vírus), ou ficar conectado à redes P2P para download de torrents (fato que te torna suscetível à invasão), sem comprometer o seu sistema principal e seus dados pessoais.
Veja este exemplo de máquina virtual do site PCjs Machines:
O sistema é totalmente funcional e permite enviar arquivos e rodar programas como se fosse um computador de 30 anos atrás, sem necessidade de instalar nenhum tipo de software!
Uma outra forma de emular sistemas é através do uso de softwares de máquina virtual, como VMWare Player e VirtualBox, ambos gratuitos. Estes softwares são instalados no seu computador atual, e te permitem rodar (e encerrar) a qualquer momento um ou mais sistemas operacionais (novos ou antigos).
O interessante destes softwares é que permitem um grau enorme de controle, como quanto de RAM e espaço de disco serão compartilhados, quantos núcleos de processador, quais recursos multimídia (webcam, placa de som, placa de rede) deseja liberar, entre outras inúmeras vantagens.